sábado, 7 de fevereiro de 2009

Descubra as diferenças


Vamos entrar na fase crucial da Liga Sagres. Nas próximas 4 semanas, onde os 3 grandes se defrontam entre si, acredito que muita coisa poderá ficar já definida. E olhando para os 3 candidatos aposto claramente no Benfica. Senão vejamos.
Começando pelo topo da hierarquia é evidente a vantagem dos encarnados. Luís Filipe Vieira, presidente do povo e com obra feita, entregou a pasta do futebol a Rui Costa. Nada mais acertado. Deixou-se de entrevistas e comunicações sem significado. Agora fala pouco, bem e sobre questões fracturantes (Benfica TV, Fundação Benfica, entre outros).
Filipe Soares Franco é, parafraseando um programa da RTP, uma espécie de presidente. Dedica uma hora por dia ao clube (ele próprio o assume) e está de saída. Quanto a isto tenho uma opinião bem definida. Que atendendo à viabilidade financeira do Sporting não quererá ficar ligado ao seu fecho(?)/diminuição da dimensão. O seu pensamento será mais ou menos este "o último que feche a porta"...
Por último, Pinto da Costa. Corrupto condenado, continua com o rei na barriga e (ainda) domina os bastidores do nosso futebol. Está, no entanto, moribundo à espera de uma última facada dada por alguém ansioso de ocupar o seu lugar... Rui Moreira ?
Quanto ao resto da estrutura parece-me que também aí o Benfica está à frente. Com Rui Costa no papel de Director desportivo foi encontrada uma estabilidade que não se via desde há muitos anos. E o que dizer dos outros rivais ? Enquanto que no reino do Dragão quem manda em tudo e todos é um fragilizado Papa, no Sporting o futebol está por e simplesmente entregue a Paulo Bento. Ele que já disse não querer renovar.
Resta-me comparar os artistas.
E aqui dou ligeira vantagem ao FC Porto sobre o Benfica e a este sobre o Sporting.
Não que o FC Porto tenha melhores jogadores, porque não tem. Mas tem uma equipa consolidada, experiente e conhecedora das suas virtudes e fraquezas. Não é um grande Porto, nem coisa que se pareça. Mas é um Porto minimamente consistente.
Quanto ao Benfica preocupa-me a sua irregularidade e falta de evolução ao longo do tempo. É, apesar de tudo, a equipa com melhores jogadores e treinador, pelo que se espera significativas e rápidas melhorias. Já o Sporting é, a meu ver, uma carta fora do baralho. Uma equipa que quer ser candidata ao título não pode estar dependente de um jogador como Liedson, que nem é um portento. É apenas muito bom. E muito bons o Benfica e o Porto têm muitos...

Um comentário:

Anônimo disse...

quanto à superioridade do benfica sobre o sporting muitas dúvidas ficam no ar, para não dizer que não o é.
sobre paulo bento não querer renovar, apenas não o quer fazer através de um presidente que tem data de partida já marcada.
sobre liedson ser (só) muito bom, é obvio que fica evidente a falta de cuidado ao observar um jogador com qualidades de puro goleador, algo que de resto já não aparece no benfica à já muito tempo, e que nem um investimento tão evidente no futebol do "clube do povo" encontrou tal jogador.