sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

A Selecção e Queiroz


Não sou dos que idolatraram Scolari nem dos que veêm nele qualidades excepcionais de treinador.
É um homem coerente, fiel e com sorte. Isso, aliado a uma geração portentosa (muito dificilmente vamos voltar a ter um Rui Costa, Figo, Ronaldo e Pauleta numa mesma equipa) serviu-lhe para ficar para sempre na história da Selecção Nacional. Um Euro2004 que, apesar de tudo apenas considero razoável (perder duas vezes com a Grécia será, no mínimo, difícil de repetir), um bom Mundial2006 e um Euro2008 abaixo das expectativas foi o legado que Felipão nos deixou e em particular ao seu sucessor. Sucessor esse que dá pelo nome de Carlos Queiroz.
Vem isto a propósito de duas coisas. A má campanha de qualificação para o Mundial2010 e a recente convocatória para o amigável com a Finlândia. E repetindo que não considero Scolari nada do outro mundo tenho, porém, a certeza que nada disto se passaria com ele no comando. Se há qualidade em Scolari que todos conhecemos é que ele não facilitava em nada. Jogava contra a Arménia como se tivesse a jogar com o Brasil. Ou melhor, não jogava; fazia jogar! Não havia o mínimo espaço para vedetismos. Isso não se passa, de todo, com Queiroz (a braçadeira para CR7 é um bom exemplo). Considero até que o português percebe bem mais do jogo que o brasileiro, não implicando isso ser melhor treinador, que também acho que não é.
Quanto a convocatória vamos ser claros. Se com Scolari havia 23 jogadores e meio convocáveis para 23 lugares com Queiroz passa-se exactamente o oposto.
Como quer Queiroz construir a base de uma equipa ganhadora ? Não pode mudar sistematicamente meia convocatória, correndo o risco de ficar em terra em tempo de Mundial.
Fica o benefício da dúvida por se tratar de um amigável.

PS1: Nada tenho contra Eliseu, Orlando ou Gonçalo. Aliás, é forte convicção minha que o próximo grande ponta-de-lança dos AA vai ser Orlando Sá.

PS2: Porque não Queiroz a presidente da F.P.F. ? É a aposta do Tradição Encarnada.

Um comentário:

" R y k @ r d o " disse...

Sejam bem vindos ao Universo benfiquista.

Estão linkados
.